As três moedas de ouro

Um lenhador começa a cortar uma árvore na floresta quando sai dela um demônio, diz que aquela árvore é a sua casa e não permitirá ao lenhador cortá-la. O demônio avança contra o lenhador, mas é derrotado com facilidade e fica prostrado no chão com a surra que leva do lenhador.
Vencido o demônio oferece-se para colocar três moedas de ouro todos os dias debaixo da porta do lenhador. Desconfiado da propsota de um ser famoso pelas falsas promessas, o lenhador tenta recusar, mas o demônio lhe lembra que sempre poderá voltar e derrubar a árvore caso a promessa não seja cumprida e o lenhador aceita.
Na primeira semana as moedas aparecem todas as manhãs por baixo da porta, de repente elas deixam de chegar e após esperar sem sucesso por uma semana o lenhador pega o machado e furioso decide cortar a árvore. Novamente o demônio que morava lá resiste, mas desta vez quem fica estatelado no chão é o lenhador.
Espantado por ter sido derrotado um adversário que tinha esmagado com tanta facilidade da outra vez, pergunta o que aconteceu. O demônio, com uma gargalhada, responde:
-Na primeira vez lutou com seu ideal, agora lutou só por um punhado de moedas de ouro. (Adaptado de Al-Ghazalli, A revivificação das Ciências Religiosas)

Postagens mais visitadas deste blog

Sigo a religião do amor (Ibn ´Arabi)