´Ali e o inimigo que cuspiu em seu rosto (do Masnavi de Rumi)

Pedindo antecipadamente perdão pela precariedade da tradução, um trecho do Masnavi de Rumi que fala sobre a distinção entre lutar na causa de Deus e servir à ira dos próprios desejos. (abaixo links para o texto do qual foi feita a tradução em inglês e o texto original em farsi do Masnavi

Ali e o inimigo que cuspiu em seu rosto

3721 Aprenda sinceridade de ação com Ali: saiba que o Leão de
Deus foi completamente purificado do engano.

Em uma batalha contra os incrédulos
ele obteve vantagem
Contra um certo campeão.
Rapidamente ergueu a espada e foi
Apressando-se para matá-lo

Mas o homem cuspiu no rosto de Ali, o qual era o orgulho de cada
Profeta e todo santo;

Ele cuspiu sobre um rosto ante o qual a bela face da Lua Cheia
se curvava no lugar da postração.

3725 Naquele momento, Ali jogou à parte a espada e diminuiu a velocidade
Da luta contra ele.

Esse bravo guerreiro ficou impressionado com essa ação por meio da qual
Mostrava tal perdão e misericórdia sem motivo

Ele disse: "Você levantou sua espada afiada contra mim: por que
você a jogou e desistiu da luta?

"O que você viu que era melhor do que me enfrentar, de modo que você
perdeu o entusiasmo em me caçar?

"O que você viu para que (a) sua raiva como essa se desvanescesse,
para que um relâmpago como esse aparecesse e fosse recolhido?

3730 "O que você viu para que um esplendor apareça no meu coração
e alma comoreflexo dessa visão? 4

"O que você viu que era maior do que o universo e
melhor do que a vida, de modo que você me deu vida?

"Ao ser corajoso, você é o Leão do Senhor. E nesta
Generosidade, quem sabe quem você é?

3733 "Em generosidade você é a nuvem de Moisés no deserto,
Do qual vieram bandejas incomparáveis e pão. "
. . . . . .

3745 "O Ali, (O) você que é inteiramente inteligência e visão!
Fale-me um pouco sobre o que você viu!

(...)
. . . . . . .

3787 Ali disse: "Eu golpeio (com) a espada pela causa de Deus apenas
. Eu sou um servo de Deus; Eu não sou comandado pelo corpo.

"Eu sou o Leão de Deus, não o leão do desejo, e as minhas ações
São evidências da minha religião.

(...)

3790 "Eu removi a bagagem de si mesmo porque ela bloqueava o caminho,
Eu considero que qualquer cosia além de Deus não é nada..

"Eu sou uma sombra (e) o Sol é meu senhor, eu sou o porteiro, não
Uma cortina barrando o caminho para ele.

(...)

"Os ventos de raiva, luxúria e ganância carregam aquele que não está
Entre os dedicados às orações

(...)

"Meu carinho não se move (em direção a nada), exceto por Seu
Vento, (e) o capitão da minha cavalaria não é nada além do amor ao Uno.


"A Raiva (é um) rei sobre os reis, mas (é) minha escrava, eu também tenho
a irada atada por freios sob meu controle.

3800 "A espada da minha contenção atingiu o pescoço da minha ira,
(E) A ira de Deus veio a mim como misericórdia.

"Eu estou afogado na luz, mesmo que meu telhado seja destruído. Eu
Tornei-me um jardim, mesmo que eu seja (chamado) o Pai da Poeira.

"Uma vez que uma causa (diferente da causa de Deus) veio [a minha mente]
Durante a batalha, Julguei adequado para recolher (minha) espada"´

http://www.dar-al-masnavi.org/n-I-3721.html
http://rumiurdu.blogspot.com.br/2012/03/masnavi-book-1-67-ali-and-infidel-who.html

Sobre a narrativa que inspirou o poema:
"no meio de uma batalha, Ali estava engajado em uma luta contra um inimigo e, quando já o havia vencido e estava para matá-lo, o outro cuspiu em sua face. Imediatamente, Ali abaixou a espada e refreou seu ataque. Espantado, o inimigo lhe perguntou o porquê de sua atitude, e Ali disse: “Quando você cuspiu em meu rosto, ergueu-se em mim a raiva do meu ego. Se eu o tivesse matado, isso não teria sido feito em nome de Deus, mas em nome do meu próprio ego. Eu me tornaria um assassino. Por isso, você está livre para partir.” (http://www.imagomundi.com.br/espiritualidade/nafs.pdf)



Postagens mais visitadas deste blog

As três moedas de ouro

Alma purificada pelo amor

Sigo a religião do amor (Ibn ´Arabi)