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O coração a caminho de Deus

Ibn Al-Qayyim disse: “O coração em sua jornada para Deus, o Exaltado, é como um pássaro. O amor é sua cabeça e o temor e a esperança são suas duas asas. Se a cabeça estiver saudável, as duas asas voarão bem. Se a cabeça for cortada, o pássaro morrerá. Se uma das duas asas for danificada, o pássaro se tornará vulnerável para todo caçador e predador.” Fonte: Madarij As-Salikeen * O Imam Ibn al-Qayyim  foi um importante jurista, teólogo e escritor espiritual pertencente à escolar Hanbalita de jurisprudência sunita, que viveu em Damasco, na Síria, entre 1292–1350. Tinha grande interesse no Sufismo por conta de sua exposição à prática, derivada do papel importante do Sufismo na vida islâmica ortodoxa em sua época. Alguns sábios muçulmanos compararam Al-Qayyim a Al-Ghazalli, que viveu 200 anos antes, por tentar “redescobrir e reafirmar as raízes ortodoxas da dimensão interior do Islã.”

O Sol e a Lua

A palavra shams (sol) é feminina e qamar (lua) é masculina (na língua árabe). O sol se queima para dar luz e vida a tudo ao seu redor e a lua é munir, o que significa que reflete a luz. Em si mesma ela não tem luz e irradia o brilho do sol. Então, quando brilhamos como homens, a implicação é que estamos refletindo a luz gloriosa de nossas mulheres. Que Deus, louvado e glorificado seja, esteja satisfeito com elas. - Shaykh Abdallah Adhami * Shaykh Abdallah Adhami é um descendente do profeta Muhammad (saws). Nasceu em Georgetown, EUA, tendo começado seus estudos da Sharia com 8 anos de idade. Possui ijazas (licenças para ensinar) de professores do Egito, Síria e Marrocos.  É graduado em Arquitetura em uma universidade americana, com experiência corporativa internacional e vem atendendo às necessidades da comunidade muçulmana da América do Norte há mais de 20 anos.  Seu trabalho de pós-doutorado explora as dimensões legais, éticas e espirituais das implicações lingu...

Dois amores

Amo-Te com dois amores: um amor do meu ego e um amor que é digno de Ti Quanto ao amor do meu ego, nele me ocupo conTigo, mencionando Teu Nome E me esqueço de tudo Mas no amor que é digno de Ti, Tu removes os obstáculos para que eu possa ver as Tua luzes Ainda assim, não mereço louvor por esses amores Todos os louvores são para Ti, nesses dois amores Rabia al-Adawiyya * Rabia al-Adawiyya nasceu entre os anos 713 e 717 e morreu em 801, em Basra, no Iraque. Considerada a primeira walyya ("amiga" próxima) de Deus, do Sufismo. 

Conhecimento no Islã

"Adquira conhecimento. Ele capacita aquele que o possui a distinguir o certo do errado e ilumina o caminho para o Paraíso. É seu amigo no deserto, sua companhia na solidão e companheiro quando estiver sem amigos. Ele o guia para a felicidade, o sustenta na miséria, é um ornamento entre amigos e uma proteção contra inimigos." Dito do Profeta Muhammad (saws)

Conhecimento

"Ter conhecimento não é saber um grande número de textos e citar narrações. É uma luz que Deus coloca no coração." - Imam Malik * O imam Malik é o fundador de uma das 4 escolas sunitas de jurisprudência islâmica, a escola Maliki ou Maliquita. Nasceu em 711 e morreu em 795 em Medina, Arábia Saudita.

A verdade e seus amigos

"É costume, com os intelectos mais fracos, tomar os homens como critério da verdade e não a verdade como critério dos homens. O homem inteligente segue` Ali (que Deus esteja satisfeito com ele) quando ele disse: 'Não conheça a verdade pelos homens, mas conhece a verdade, e então você saberá quem é sincero. "O homem inteligente conhece a verdade, então ele examina a afirmação particular. Se é verdade, ele a aceita, seja quem a diz uma pessoa verdadeira ou não. Na verdade, ele muitas vezes está ansioso para separar a verdade dos discursos daqueles que estão errados, pois ele sabe que o ouro é encontrado misturado com cascalho com escória. Aquele que negocia com moedas não sofre nenhum mal se ele coloca a mão na bolsa do falsificador, contando com sua habilidade ele escolhe o verdadeiro ouro entre moedas falsas. É apenas o aldeão simples, não o trocador de dinheiro experiente, que é obrigado a abster-se de lidar com o falsificador." (Al Ghazali, A Libertação do Erro...

Êxtase

"O verdadeiro êxtase é passivo: sobrepuja o coração sem qualquer intenção ou esforço deliberado. É o fruto da devoção espiritual e adoração. Quanto mais profunda sua devoção a Deus, mais intensa sua adoração e maior a propensão a receber êxtase de Deus. Em um estado de êxtase o coração se perde para Deus." -Qushayri, “Risalah”